A Hora do Pesadelo

 

A Nightmare on Elm Street (br: A Hora do Pesadelo / pt: Pesadelo em Elm Street) é um filme Estadunidense de 1984, do gênero terror, dirigido e escrito por Wes Craven, foi o primeiro filme da franquia A Hora do Pesadelo. O filme apresenta John Saxon, Heather Langenkamp, Ronee Blakley, Amanda Wyss, Jsu Garcia, Robert Englund e Johnny Depp em sua estreia no cinema. A história se passa na cidade fictícia de Springwood, Ohio e o enredo gira em torno de um grupo de adolescentes que são aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger.

Wes Craven produziu A Nightmare on Elm Street com um orçamento estimado de apenas 1,8 milhão de dólares, investimento que o filme arrecadou na sua primeira semana de exibição nos cinemas. Ao todo, o filme conseguiu arrecadar 25,5 milhões de dólares nas bilheterias americanas. A Nightmare on Elm Street se tornou um dos filmes de terror mais populares do gênero e criou um dos vilões (Freddy Krueger) mais reconhecidos da história do cinema.

 

Momento de descontração entre o elenco nos bastidores do filme

 

Elenco

 

  • Heather Langenkamp como Nancy Thompson: Nancy Thompson é uma adolescente inteligente que recentemente vem sendo atormentada por estranhos sonhos de um homem vestindo um sujo suéter verde e vermelho, mas tarde, revelado ser Freddy Krueger.
  • Robert Englund como Freddy Krueger: Krueger é um assassino de crianças que matou, ao menos, vinte crianças uma década antes da data apresentada no filme. Furiosos, os pais das crianças, em busca de vingança, o queimaram vivo em uma caldeira que Freddy mantinha escondida em sua casa, após ter sido libertado da cadeia por questões técnicas. Agora, ele retorna do mundo dos mortos e parece estar manipulando, por vingança, o sonhos dos filhos daqueles que o mataram.
  • John Saxon como Tenente Donald Thompson: Pai de Nancy e o tenente da polícia local.
  • Ronee Blakley como Marge Thompson: A mãe amorosa e alcoólatra de Nancy.
  • Amanda Wyss como Tina Gray: Tina é a melhor amiga de Nancy e, assim como seus amigos, está sendo traumatizada por Krueger em seus sonhos.
  • Jsu Garcia como Rod Lane: Rod é o namorado de Tina que foi acusado pelo seu assassinato, por seu a única pessoa presente durante sua morte.
  • Johnny Depp como Glen Lantz: Glen é o namorado de Nancy e, também, está tendo pesadelos, embora ele não reaja tão fortemente a eles como seus amigos e namorada.
  • Joseph Whipp como Sargento Parker, membro da polícia local de Springwood.
  • Joe Unger como Sargento Garcia, membro da polícia local de Springwood.
  • ´Charles Fleischer como Dr. King, médico da clínica médica especializada em sono a quem Nancy procura para ajudá-la com seus pesadelos.
  • Lin Shaye como professor da escola local de Springwood, onde os adolescentes do filme estudam.
  • Mimi Craven como enfermeira da clínica médica especializada em sono.
  • Jack Shea como Ministro.
  • Ed Call como Sr. Lantz: o pai de Glen.
  • Sandy Lipton como Sra. Lantz: a mãe de Glen.

 

 

Trailer do episódio que deu origem a série

 

Produção

 

Origens e Desenvolvimento

A Nightmare on Elm Street pode ter tido origem na infância do diretor Wes Craven. A ideia básica do filme foi inspirada em vários artigos de jornal publicados no LA Times onde os filhos de um grupo de refugiados cambojanos, depois de se refugiarem nos Estados Unidos fugindo do regime político do Khmer Vermelho passaram a ter pesadelos horríveis chegando ao ponto de se recusarem a dormir. Seguindo ordens médicas os pais destas crianças as encorajaram a dormir, contudo, cada uma delas morreu durante o sono, após um novo pesadelo, as autoridades médicas, na época, noticiaram o fato denominando-o como Síndrome da Morte Súbita Asiática. Aliado a este fato, em uma noite durante a infância de Craven, ele viu, através de janela de sua casa, um homem velho andando do lado de fora que parou e o encarou, para em seguida ir embora caminhando, esse acontecimento deixou Craven muito assustado e serviu de inspiração para a criação de Krueger.

Craven também declarou que estudos sobre religiões orientais o auxiliaram a construir o conceito geral do filme. Outras fontes atribuem que a inspiração para o filme veio de um projeto cinematográfico feito por um estudante de Craven da Clarkson University em 1968. O filme do estudante parodiava filmes de terror contemporâneos e foi gravado na Rua Elm (Elm Street) em Postdam, Nova Iorque.

Wes Craven começou a escrever o roteiro de A Nightmare on Elm Street em meados de 1981, após ele ter concluído a produção de Swamp Thing (Monstro do Pântano no Brasil). Ele apresentou o roteiro para vários estúdios, mas todos o rejeitaram por diversas razões diferentes. Curiosamente, o primeiro estúdio que demonstrou interesse pelo projeto foram os Estúdios Disney, todavia, eles queriam que Craven suavizasse o conteúdo para tornar o filme adequado para crianças e adolescentes. Craven rejeitou a proposta. Outra proposta para gravação veio da Paramount Pictures, entretanto acabou desistindo do projeto pela similaridade que este tinha com Dreamscape, o filme que o estúdio estava produzindo no momento.

Finalmente o, na época, inexperiente e independente New Line Cinema — que até então somente vinha distribuindo filmes ao invés de produzir os seus próprios — aprovou e iniciou o projeto de Craven.

 

Filmagens

O endereço fictício da casa que aparece no filme é Rua Elm (Elm Street), 1428. A casa onde ocorreram as gravações é uma propriedade particular localizada em Los Angeles, Califórnia na Avenida North Genesee (North Genesee Avenue), 1428.

Durante as gravações foram usados, aproximadamente, 500 galões de sangue falso para a produção dos efeitos especiais. Para a gravação das cenas da morte de Glen e Tina, os produtores usaram um set rotativo, onde todo o set foi posicionado de ponta cabeça com a câmera permanecendo em sua posição normal, causando o efeito de que o quarto permanecia em sua posição natural. Para a cena do gêiser de sangue, os produtores usaram água vermelha, pois o sangue cinematográfico, normalmente utilizado na produção, não produzia o efeito de gêiser desejado.

A cena em que Nancy é atacada por Krueger dentro de sua banheira foi realizada com uma banheira especial sem fundo. A banheira foi colocada em um banheiro construído sobre uma piscina. Durante a seqüência subaquática Heather Langenkamp foi substituída pela dublê Christina Johnson que também é casada com o responsável pelos efeitos sonoros, Charles Belardinelli. E a cena da escada, onde os degraus afundam como areia movediça, foi realizada utilizando massa para panqueca.

A ideia original de Wes Craven era ter um final mais evocativo com Nancy derrotando Krueger parando de acreditar nele e, conseguindo acordar para descobrir que tudo o que aconteceu no filme foi um longo pesadelo. Entretanto, o chefe da New Line solicitou uma mudança no final, onde Krueger desaparece, aparentemente derrotado, sugerindo que todo o filme tinha sido um sonho de Nancy, para os espectadores descobrirem que o que estão vendo é um sonho dentro de um sonho, onde Freddy reaparece na forma de um carro e "sequestra" Nancy, seguido pela aparição de Freddy através da janela da porta frontal da casa e puxando a mãe de Nancy para dentro. Os dois finais foram gravados, mas na versão oficial foi usando apenas o final sugerido pelo chefe da New Line, em conseqüência disto, Craven (que nunca quis que o filme virasse uma franquia) não esteve ligado à primeira sequência: A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge, de 1985.

 

Sobre o Elenco

O elenco de A Nightmare on Elm Street incluiu vários atores veteranos como Robert Englund e John Saxon, bem como vários jovens aspirantes a ator como Johnny Depp e Heather Langenkamp. O baixo orçamento foi um dos motivos na redução do número de atores conhecidos que Craven poderia contratar e a maioria dos atores contratados recebeu um cachê muito pequeno para atuarem no filme. Craven anunciou que queria uma atriz que não fosse muito conhecida no meio cinematográfico para viver o papel de Nancy e durante os testes acreditou que Langenkamp se encaixava perfeitamente no que ele queria.

Várias atores que participaram deste primeiro filme retornaram em participações especiais em outros filme da franquia. John Saxon reviveu o papel de pai de Nancy em A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos de 1987. Mais tarde ele interpretou a si mesmo no filme O Novo Pesadelo de 1994. Jsu Garcia, que no inicio da sua carreira atendia pelo nome de Nick Corri, fez uma pequena aparição em O Novo Pesadelo de 1994. Johnny Depp fez uma aparição no sexto filme a franquia: Pesadelo Final: A Morte de Freddy (1991). Vários atores iniciantes atuaram no filme. Depp, por exemplo, era um desconhecido quando foi elencado para o filme, e inicialmente foi nas audições acompanhando um amigo e acabou conseguindo o papel de Glen, curiosamente, o amigo que Depp foi acompanhando era Jackie Earle Haley, o ator que interpretará Freddy Krueger na refilmagem de "A Nightmare on Elm Street" (2010). Amanda Wyss era uma atriz de teatro antes de ser lançada neste papel e fez sua estreia em 1982 na comédia cult Fast Times At Ridgemont High.

De acordo com Craven, Englund não foi a primeira escolha para o papel de Fred Krueger; eles inicialmente queriam um dublê para interpretar o personagem. Englund interpretou pequenos papeis em Big Wednesday (1978) e Bloodbrothers (1978), mas era, na época, melhor conhecido por interpretar o alienígena Willie nas minisséries V e V: The Final Battle (1984).

Lin Shaye, que interpreta uma professora neste filme, é esposa do produtor da New Line Robert Shaye.[16] Mimi-Meyer Craven, a enfermeira que aparece no filme é ex-esposa do diretor Wes Craven.

 

Música

Charles Bernstein foi responsável pela trilha sonora do filme e recebeu boas críticas a respeito do seu trabalho. Em A Nightmare on Elm Street Bernstein abstêm-se de abordagens orquestrais tradicionais e emprega sintetizadores e vários efeitos sonoros para transmitir ao telespectador todo o horror dos pesadelos suburbanos idealizados por Craven.

 

Aceitação e críticas

 

Bilheteria e Desempenho Comercial

O filme, mesmo com pouca publicidade, teve um bom desempenho comercial, sendo divulgado principalmente verbalmente por pessoas que assistiram e gostaram do filme. Estreou nos Estados Unidos no dia 9 de novembro de 1984, sendo apresentado em 165 cinemas pelo país e em seu fim de semana de estreia arrecadou 1.270.000 de dólares. Ao todo o filme arrecadou, aproximadamente, 25 milhões de dólares apenas nas bilheterias americanas. Logo após a estreia nos cinemas americanos o filme foi lançado na Europa,China, Canadá e Austrália.

 

Críticas

Desde seu lançamento, em 1984, a crítica especializada tem elogiado o filme, principalmente pelo pioneirismo e habilidade na quebra das barreiras entre o real e o imaginário, brincando com as percepções do espectador.

No site americano Rotten Tomatoes, especializado em críticas, A Nightmare On Elm Street teve 94% de aprovação baseado em 33 críticas. Em novembro de 2009, no site brasileiro E-Pipoca, o filme estava cotado com 9.2 pontos, baseado em 347 votos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

No programa especial de 4 horas, Os 100 Momentos Mais Assustadores do Cinema, do canal americano Bravo, que selecionou os 100 filmes mais assustadores de todos os tempos, A Nightmare On Elm Street ficou colocado na 17ª posição.

 

Prêmios e Indicações

Em 1985, A Nightmare on Elm Street ganhou dois prêmios no Avoriaz Fantastic Film Festival. Ganhou o Prêmio dos Críticos pelo desempenho geral do filme e a Menção Especial pela atuação de Heather Langenkamp.

O filme recebeu duas indicações ao Saturn Award em 1985, uma na categoria de "Melhor Filme de Terror" e outra pela atuação de Jsu Garcia na categoria de "Melhor Desempenho de um Ator Estreante".

Em 2007, outra indicação ao Saturn Award na categoria de "Melhor DVD de Filme Clássico Lançado".

 

Lançamento em Mídias Domésticas

 

No início de 1985 a Media Home Entertainment lançou o filme no formato VHS e posteriormente no formato LD. O filme foi um grande sucesso em vendas e locações e facilmente ganhou o "status" de filme cult. Foi lançado em DVD, primeiro em 1999 como parte da coleção "A Nightmare on Elm Street" (juntamente com os outros seis filmes da franquia) e posteriormente, em 2006, em uma edição especial restaurada contendo vários extras especiais com contribuições de Wes Craven, Heather Langenkamp, John Saxon e do diretor de fotografia. A PlayArte, responsável por lançar a coleção no Brasil, não lançou as legendas desses comentários extras. No Brasil, o personagem Freddy Krueger foi dublado pelo ator e dublador Isaac Bardavid.

 

Referências Externas no Filme

 

Referências a outros filmes podem ser vistas durante A Nightmare On Elm Street.

  • Após ter alguns pesadelos com Freddy Krueger, Nancy tenta não dormir e para permanecer acordada ela assiste The Evil Dead (br: A Morte do Demônio; pt: A Noite dos Mortos-Vivos) de 1981. O que ela está vendo na televisão é o trailer cinematográfico do filme. Um pôster rasgado de The Evil Dead também pode ser visto durante o filme.
  • Na antológica cena onde Glen é sugado para dentro de sua cama, nesta tomada, um pôster de Saturno pode ser visto na parede, em referência a 2001: A Space Odyssey (br: 2001: Uma Odisseia no Espaço; pt: 2001: Odisseia no Espaço).
  • Outra obra de Arthur C. Clarke é referenciada no filme quando Nancy prepara uma série de armadilhas em sua casa, remetendo ao livro Childhood's End.

 

A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy

 

A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (no Brasil: A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy / em Portugal: Pesadelo em Elm Street 2) é o segundo filme da série A Nightmare on Elm Street. Chegou aos cinemas em 1985.

O filme rendeu US$ 29,9 milhões, uma receita consideravelmente maior que a do antecessor A Hora do Pesadelo. Apresenta um Freddy Krueger mais sombrio e menos cômico, característica observada também no primeiro A Hora do Pesadelo e nos filmes O Novo Pesadelo de Wes Craven e no remake A Hora do Pesadelo (2010).

 

Sinopse

Cinco anos se passaram desde que Freddy Krueger foi enviado de volta ao inferno. Mas agora um garoto novo na Rua Elm é quem tem sido assombrado todas as noites por horríveis visões. E se sua alma perturbada finalmente conseguir possuir o corpo do garoto, Freddy retornará dos mortos para dar continuidade aos sangrentos assassinatos e descarregar sua ira e violência sobre toda a cidade.

Elenco

  • Robert Englund .... Freddy Krueger
  • Mark Patton .... Jesse Walsh
  • Kim Myers .... Lisa Webber
  • Robert Rusler .... Ron Grady
  • Clu Gulager .... Ken Walsh
  • Hope Lange .... Cheryl Walsh
  • Marshall Bell .... Coach Schneider
  • Melinda O. Fee .... Mrs. Webber
  • Tom McFadden .... Mr. Webber
  • Sydney Walsh .... Kerry
  • Christie Clark .... Angela Walsh

Produção

Wes Craven o criador da franquia A Hora do Pesadelo recusou-se a trabalhar neste filme, porque ele nunca quis que a franquia continuasse (ele até queria que o primeiro filme tivesse um final feliz). Craven disse também que ele não gosta da idéia de Freddy manipular o protagonista a cometer os assassinatos.

Recepção

O filme estreou em apenas 614 cinemas, fazendo 3,3 milhões em seu fim de semana de abertura. Internamente, o filme fez 30 milhões, tornando-se outro enorme sucesso com um orçamento de apenas US 3 milhões. Fez 29999213 dólares nas bilheterias domésticas, um pouco mais do que o primeiro filme.

Crítica

O filme recebeu críticas mistas dos críticos. Grande parte das críticas negativas de A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge, dos críticos de cinema e fãs, visava o fato de que o filme, embora continuando a história de seu antecessor, leva em uma direção completamente diferente. Ao invés de apenas perseguir os adolescentes e matá-los em seus sonhos, Freddy iria cometer atos aleatórios de violência (o que ele fez apenas brevemente no primeiro filme) no mundo real.

 

A Hora do Pesadelo 3 - Guerreiros dos Sonhos

 

 

A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (no Brasil: A Hora do Pesadelo - Os Guerreiros dos Sonhos / em Portugal: Pesadelo em Elm Street 3) é o terceiro filme da série A Nightmare on Elm Street. Dirigido pelo diretor Chuck Russel. Lançado em 1987 pela New Line.

 

Sinopse

Nascido filho bastardo de uma freira estuprada por uma centena de loucos. o maníaco assassino Freddy Krueger está de volta para fazer novas vítimas neste filme estonteante co-escrito pelo criador do original, Wes Craven (Pânico e Pânico 2). Os últimos dos garotos da Rua Elm agora estão num hospital psiquiátrico, onde Freddy assombre seus sonhos com horrores indescritíveis. Sua única esperança é a pesquisadora do sono e igualmente sobrevivente de Freddy, Nancy Thompson (Heather Langenkamp do original A Hora do Pesadelo). É ela quem vai os ajudar a lutar contra o psicopata sobrenatural em seu próprio território infernal. Estrelando Patricia Arquette (Vivendo no Limete, Stigmata) e o ator indicado ao Oscar Laurence Fishburne (Matrix, Homens Perigosos), Os Guerreiros dos Sonhos é uma viagem assustadora e eletrizante!"

Elenco

  • Robert Englund ... Freddy Krueger
  • Heather Langenkamp ... Nancy Thompson
  • Craig Wasson ... Dr. Neil Gordon
  • Patricia Arquette ... Kristen Parker
  • Ken Sagoes ... Roland Kincaid
  • Rodney Eastman ... Joseph 'Joey' Crusel
  • Jennifer Rubin ... Taryn White
  • Bradley Gregg ... Phillip Anderson
  • Ira Heiden ... William 'Will' Stanton
  • Laurence Fishburne ... Max
  • Penelope Sudrow ... Jennifer Caulfield
  • John Saxon ... Lt. Donald Thompson

Produção

Wes Craven criador de A Hora do Pesadelo, que não participou da sequência e certamente não queria que a franquia continuasse, destinado acabar a série nesta terceira parte, mas seu sucesso tornou isso impossível.

Primeiro conceito Wes Craven queria que este filme fosse para ter Freddy Krueger invadindo o mundo real, atacando e assombrando os atores do filme. New Line Cinema rejeitou esta idéia no momento, mas anos mais tarde, o conceito de Craven foi finalmente levado a sério com Wes Craven's New Nightmare. Além disso, Wes Craven não queria Nancy morta. Assim como no filme original, que Craven queria ter um final feliz para ela. Escritores Chuck Russell e Frank Darabont assegurou que Nancy morreria neste filme.

A droga Hypnocil também é destaque neste filme, também aparecem no filme Freddy vs. Jason e é mencionado em Freddy vs Jason vs Ash. O hospital psiquiátrico Westin Hills reaparece em ambos A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child e Freddy vs. Jason.

Em entrevistas com elenco e equipe de extras do DVD, é revelado que a idéia original para o filme é centrado em torno do fenómeno das crianças de viajar para um local específico para cometer suicídio, nos sonhos com Freddy Krueger, eventualmente, descobriu-se um elo comum entre os jovens. O suicídio, na época, era um assunto social e isso levou ao abandono desse enredo, embora alguns aspectos permaneceram dentro da versão filmada, que ainda retrata suicídio e auto-mutilação, apesar de serem considerados menos controversa, porque esses atos são cometidos com influência por Freddy Krueger, insentivando o suficiente para a fantasia de jovens perturbados na América.

No roteiro original por Wes Craven e Wagner Bruce os personagens eram um pouco diferente do que acabou sendo filmado. Nancy não era um especialista em sonhos ou qualquer tipo de profissional de saúde mental, Kristen permanece na instituição por pouco tempo e tinha um pai, o nome de Neil era pra ser Guinness, sobrenome da Dr. Simm era Maddalena, Taryn era pra ser Africana-americana, Joey foi quem construiu o modelo de uma casa e tem dificuldade para se locomover (embora não seja obrigado a andar de cadeira de rodas), e Phillip era pra ter treze anos de idade. Nome de Will era pra ser Laredo, com cabelos longos, não está vinculado a uma cadeira de rodas, e é aquele que faz os bonecos de barros. Este script também mostrou a casa da fazenda onde nasceu Krueger, e é a casa que aparece em seus sonhos e não a casa da rua Elm. Ao contrário do que o filme, Lt. Donald Thompson sabe desde o início que Krueger é real e ainda está vivo. Ele estava desaparecido e Nancy foi a intenção de encontrá-lo, ela encontra-o e descobre que ele estava obcecado em encontrar a casa para queimar Krueger. Não era pra mãe de Krueger ter sido uma freira ou Freddy ser filho bastardo de uma centena de maníacos, e ambos Joey e Kincaid são mortos. As mortes nesse script eram muito mais grotescas, e não com Krueger falante e mais vulgar.

Recepção

Comercial

O filme teve uma versão de largura de 1.343 fazendo 8,9 milhões dólares a sua semana de estréia. Internamente, o filme arrecadou US $ 44,8 milhões, tornando-se a terceira maior bilheteria dos filmes A Hora do Pesadelo.

Crítica

Ao contrário de seu antecessor, que recebeu críticas negativas, principalmente, o terceiro da série A Hora do Pesadelo recebeu críticas mais positivas. O filme acumulou uma pontuação média de 69% por Rotten Tomatoes, com base em 32 comentários.

 

A Hora do Pesadelo 4 - Mestre dos Sonhos

 

 

A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master é o quarto filme da série A Nightmare on Elm Street. Dirigido por Renny Harlin.

Sinopse

Os sobreviventes da chacina anterior: Kristen,Kincaid e Joey vivem suas vidas tranquilamente e cursam a universidade, mas Freddy retorna e após matar todas as crianças de Elm Street precisa de mais vítimas, e escolhe Alice, a irmã do namorado de Kristen, que possui o poder de capturar os poderes de quem morre, para trazer os novos jovens até ele. Cabe somente a ela, impedir que uma grande tragédia aconteça.

Elenco

  • Robert Englund ... Freddy Krueger
  • Tuesday Knight.... Kristen Parker
  • Ken Sagoes.... Kincaid
  • Rodney Eastman.... Joey Crusel
  • Lisa Wilcox.... Alice Johnson
  • Andras Jones.... Rick Johnson
  • Toy Newkirk.... Sheila Kopecky
  • Brooke Theiss.... Debbie Stevens
  • Danny Hassel.... Dan Jordan

 

 

A Hora do Pesadelo 5

 

 

A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child (no Brasil: A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy / em Portugal: Pesadelo em Elm Street 5) é o quinto filme da série A Nightmare on Elm Street.

Sinopse

Freddy Krueger está de volta para propagar toda uma nova forma de terror em sua mais diabolicamente perversa festa de horrores! Alice (Lisa Wilcox), uma das protagonistas de A Hora do Pesadelo 4, vê Freddy (Robert Englund) assombrar os inocentes sonhos de sua futura filha e partir para cima dos amigos dela com o mais absoluto horror. Conseguirá a menina salvar-se de se tornar a mais nova arma de Freddy? Ou o maníaco trará novamente à tona o seu legado do Mal? Para este filme arrepiante, o diretor Stephen Hopkins (Perdidos no Espaço, Predador 2) recrutou o mago dos efeitos de maquiagem David Miller (O Exterminador do Futuro), o criador da abominável figura original de Freddy.

Elenco

  • Lisa Wilcox como Alice
  • Danny Hassel como Dan
  • Robert Englund como Freddy Krueger
  • Erika Anderson como Greta
  • Kelly Jo Minter como Yvonne

 

Pesadelo Final - A Morte de Freddy

 

Freddy's Dead: The Final Nightmare (br A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final / pt O Último Pesadelo em Elm Street) é um filme estadunidense de 1991, do gênero terror, dirigido por Rachel Talalay.

É o sexto episódio da série A Nightmare on Elm Street e é tido pelos críticos como uma das piores, senão a pior sequência da série. O filme apela para humor, com pouco terror.

 

Sinopse

Em 1999, dez anos se passaram desde o quinto filme; Alice Johnson e seu filho Jacob afastaram-se de Springwood, Freddy Krueger está de volta e conseguiu matar quase todas as crianças na cidade de Springwood, Ohio. O único sobrevivente adolescente, conhecido apenas como "John Doe", vê-se confrontado por Freddy em um sonho e é derrubado após os limites da cidade de Springwood por Freddy. Os limites da cidade servem como uma barreira que Freddy não pode cruzar, e o buraco que John fez quando ele atravessou a barreira fecha logo que Freddy o toca. No entanto, quando John atravessa a barreira, ele bate a cabeça em uma pedra e não se lembra quem ele é ou porque ele está fora de Springwood.

Enquanto isso, em um abrigo para jovens problemáticos, Spencer, Carlos e Tracy tramam fugir do abrigo. Carlos foi abusado fisicamente por seus pais, resultando em uma deficiência auditiva, Tracy foi abusada sexualmente por seu pai, e Spencer era um babaca. John, depois de ser pego pela polícia, torna-se residente do abrigo e paciente da Dra. Maggie Burroughs. Maggie nota um recorte de jornal de Springwood no bolso de John. Em um esforço para curar a amnésia de John, ela decide que seria melhor ir em uma viagem até Springwood para refrescar sua memória. Tracy, Carlos e Spencer se escondem na van em seu esforço para escapar do abrigo, mas são descobertos quando John tem uma alucinação e quase destrói a van fora de Springwood.

Tracy, Spencer e Carlos, após uma tentativa frustrada de deixar Springwood, decidem descansar em uma casa abandonada nas proximidades, que se transforma em 1428 Elm Street (a casa anterior de Nancy Thompson e Jesse Walsh). Enquanto isso, John e Maggie visitam o orfanato de Springwood e descobrem que Freddy teve um filho. John acredita que ele é o filho de Freddy, pois permitiu-lhe viver. De volta a Elm Street, Carlos e Spencer adormecem e tornam-se vítimas de Freddy. Tracy é despertada por Maggie, mas John, que entrou no mundo dos sonhos com Tracy para tentar ajudar Spencer, ainda está dormindo. Maggie e Tracy decidem levá-lo de volta para o abrigo. No entanto, no caminho de volta, Krueger mata John em seu sonho, mas não antes de revelar que o filho de Krueger é uma menina. Como John morre, ele revela esta informação para Maggie. Tracy e Maggie retornam ao abrigo, mas elas descobrem que ninguém se lembra de John, Spencer ou Carlos, exceto Doc, que aprendeu a controlar seus sonhos. Maggie lembra o que John disse-lhe e acha seus próprios papéis de adoção, descobrindo que ela é filha de Freddy.

Doc descobre que o poder de Freddy vem de "demônios do sonho" que continuamente o fazem reviver, e que Freddy pode ser morto se ele é puxado para o mundo real. Maggie decide que ela será a única a entrar na cabeça de Freddy e puxá-lo para o mundo real. Uma vez no mundo dos sonhos, ela coloca um par de óculos 3-D - a versão teatral do filme foi em 3D durante o clímax - e entra na mente de Freddy. Lá, ela descobre que Freddy foi caçoado quando criança, abusado por seu pai adotivo, infligiu auto-abuso quando adolescente e assassinou sua esposa. Foi dado a Freddy o poder de se tornar imortal pelos demônios de fogo. Depois de algumas dificuldades, Maggie consegue puxar Freddy para o mundo real.

Maggie e Freddy acabam num combate frente-a-frente um contra o outro. Enquanto Maggie continua lutando com Freddy, ela usa diversas armas confiscadas de pacientes no abrigo. Enfurecida por saber o que ele fez, ela o desarma de sua luva com garras. Por fim, Maggie golpeia Freddy no estômago com sua própria luva, enquanto ela está perto dele. Em seguida, Tracy joga para Maggie uma bomba caseira. Depois que ela espeta Freddy em uma viga de suporte de aço, ela joga a bomba em seu peito. Ela o beija na bochecha, diz "Happy Fathers Day" e corre. Como ela foge da explosão iminente, Freddy olha para a câmera, diz "Kids", e depois ele explode. Os três demônios do sonho são então vistos voando para fora de Freddy após a bomba caseira matá-lo, incapacitando de reanimá-lo no mundo real. Maggie então sorri para Tracy e Doc e diz: "Freddy's Dead".

Elenco

 

  • Robert Englund .... Freddy Krueger
  • Lisa Zane .... Maggie Burroughs
  • Shon Greenblatt .... John Doe
  • Lezlie Deane .... Tracy
  • Ricky Dean Logan .... Carlos
  • Breckin Meyer .... Spencer
  • Yaphet Kotto .... Doc
  • Roseanne .... mulher sem filhos
  • Tom Arnold .... homem sem filhos
  • Elinor Donahue .... mulher do orfanato
  • Johnny Depp .... adolescente na TV
  • Cassandra Rachel Friel .... Maggie criança / Katherine Krueger
  • David Dunard .... Kelly
  • Marilyn Rockafellow .... sra. Burroughs
  • Virginia Peters .... mulher no avião

 

Curiosidades

  • O filme começa citando uma frase do célebre filósofo Friedrich Nieztsche sobre sonhos, e emenda a popular "Bem-vinda ao horário nobre, piranha!", dita por Freddy a uma de suas vítimas no terceiro filme da série.
  • Wes Craven foi o primeiro diretor cogitado para dirigir este "último" episódio. Com a sua recusa, entrou Rachel Talalay, que nas continuações anteriores era uma das produtoras. Foi sua estreia na direção (ela faria também o cult movie "Tank Girl").
  • Robert Shaye, que sempre foi produtor dos filmes da série, faz uma ponta como o vendedor de passagens na estação rodoviária, no pesadelo de John.
  • Esta seqüência e a parte 5 são as que menos têm mortes: apenas três (sem contar a de Freddy, claro).
  • O efeito em 3D visto nos cinemas permitia enxergar a cabeça de Freddy vindo em direção à plateia quando seu corpo explodia, no final do filme.
  • Lisa Zane, atriz que interpreta a filha de Freddy no filme, é irmã de Billy Zane, o ator de "Titanic" e de "O Fantasma".
  • Entre as participações especiais está a de Johnny Deep, que estreou no cinema no primeiro "A Hora do Pesadelo". Ele aparece em um programa de TV mostrando "o cérebro de um drogado", ou seja, um ovo fritando, antes de ser atingido por Freddy no rosto com uma frigideira.
  • Humoristas famosos nos Estados Unidos, Tom Arnold e Roseanne também fazem pontas no filme, como um casal de malucos de Springwood.
  • Por fim, há a ponta não-creditada do roqueiro Alice Cooper, que faz um dos violentos padrastos do jovem Freddy Krueger - e dá uma surra de cinta no futuro assassino.
  • A "power glove" que Freddy usa para matar Spencer era uma novidade tecnológica dos videogames na época em que o filme foi feito. Tratava-se de uma luva enorme com o joystick acoplado ao pulso do jogador, que não emplacou.
  • Nos créditos finais, aparecem cenas dos filmes anteriores da série e também uma foto de Freddy Krueger e a inscrição RIP (Rest in Peace, ou "Descanse em Paz").

 

O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger

 

 

Wes Craven's New Nightmare (br: O Novo Pesadelo de Wes Craven / pt: O Novo Pesadelo de Freddy Krueger) é o sétimo filme da longa série A Nightmare on Elm Street.

Foi lançado em 1994 e conta com o retorno da atriz Heather Langenkamp e Wes Craven no roteiro e na direção do filme.

 

Sinopse

Assim como o primeiro filme abriu com a criação do famigerado luva de Freddy, New Nightmare abre com a criação de uma actualização, mais sinistro e olhando luva elegante. Como o criador das garras parece cortar a própria mão, em preparação para a fixação das garras de seu próprio pulso, as outras pessoas sobre o conjunto de careta, eo diretor, Wes Craven, incentiva os especialistas em efeitos para bombear mais sangue. Logo, ele grita: "Corta! impressão que Gretchen! " Heather Langenkamp, seu marido, Chase, e seu filho, Dylan, estão vagando ao redor do set do novo Nightmare on Elm Street filme. Atualmente, a garra, o que era apenas um suporte de um minuto atrás, vem a vida e começa a mutilar e matar a equipe de efeitos especiais. Dylan é ido agora, e como os avanços da garra ao ataque Chase, Heather gritos acordando em sua cama em sua própria casa com Chase, durante um terremoto em Los Angeles. Após o terramoto morre para baixo Chase tem um casal de riscos, que são os mesmos que ele havia recebido no sonho. Isso faz com que Heather a se perguntar se eles eram sustentados no terremoto ou durante o sonho. Heather revela que ela tem recebido telefonemas de assédio de "alguém que soa um lote terrível como Freddy", mas eles pararam de nas últimas semanas até agora. Heather é um convidado em uma mostra de conversa da manhã do mesmo dia, onde eles discutem o 10 º aniversário do "Nightmare" filmes. Além disso, como parte da linha de talk-show para cima, Robert Englund como a si mesmo as lágrimas através de uma tela vestida como Freddy Krueger surpreender Heather, Heather é um pouco perturbado por isso. O produtor Bob Shaye Heather pede para visitar seu escritório em New Line Cinema, e explica que Wes Craven está trabalhando em um roteiro para o "Nightmare" nova e definitiva da película. Heather é convidada para reprisar seu papel como personagem principal, "Nancy", mas decide contra ele com seus próprios pesadelos recentes, perturbando telefonemas, e descontentamento com a mudança de seu filho no comportamento. Bob explica que seu marido Chase Porter também está trabalhando no filme e ele está criando uma luva assustador novo Freddy, para desgosto de Heather. Quando ela chegar em casa, o filho dela tem um episódio em que ele avisa a ela com uma voz não de sua autoria, "Nunca dormir de novo!" Preocupado, Heather pede Chase voltar para casa, no entanto Chase adormece ao volante a caminho e, supostamente morre em um acidente de carro. Quando Heather vai para identificar o corpo, parece-lhe que pode ter havido mais do que os olhos para o "crash", como ficou evidente pelas marcas em forma de garras no peito dele. Dylan, agora também enlutada, continua agindo ainda mais estranha. Ela pede a ajuda de Wes Craven, para fazer sentido do que está acontecendo. Craven explica que ele não sabe muito mais do que ela. Ele sonha um cenário cada noite e acorda e escreve-los. Craven continua a dizer-lhe que, no roteiro que está escrevendo, o mal puro pode ser derrotado se sua essência é capturado em uma obra de arte que é capaz de permitir que o mal se expressar. Craven explica que o mal tomou a forma de Freddy Krueger, porque é um familiar. "Freddy" a vê como o guardião que detém Freddy na baía, desde personagem Heather, Nancy derrotou o Freddy no primeiro filme que por sua vez eliminou Nancy, no terceiro, mas ainda não pôde ser liberado. Para Freddy é Heather, que deu o caráter de Nancy sua força. Freddy ataca-la no seu ponto mais fraco, tentando quebrar ela no chão antes de confrontá-la, levando-a a sair tão confusa como quando ela chegou. Depois de um sono curto na sala de Dylan, Heather acorda para descobrir Dylan foi embora, ela desce a escada e encontra Dylan em um outro episódio. Heather Dylan leva para o hospital, há um médico pergunta se Dylan disse nada durante seu transe, Heather diz "Não", mas depois o médico recebe-lo fora dela que Dylan foi fazendo ações semelhantes e Freddy cantando tema de Freddy. Mais tarde, (babá de Dylan) Julie aparece no hospital e diz a Heather que ela teve um pesadelo com ele. Logo, dois enfermeiros querem Dylan tranqüilo, mas Julie tinha instruído por Heather Dylan não deixar cair no sono, enquanto ela vai para casa para começar Rex. Julie socos a enfermeira ea ameaçar outro com uma agulha (aparição da filha de Wes Craven), e tranca a porta. Enquanto isso, Heather tentou sair, mas foi parado pela segurança a ser questionada pelo médico, o médico suspeita de Heather é uma loucura, e tenta chegar a acordo para promover o cuidado. Em seguida, Dylan deriva de dormir, Freddy aparece no quarto de hospital fechado e brutalmente mata Julie (no mesmo destino de Tina Gray no primeiro filme). Os enfermeiros destravar as portas, e descubra o assassinato. Eles correm, mas Heather está em causa, quando Dylan entrou, o médico percebe que Heather é certo. Heather logo se lembra de casa, (anteriormente ela consolou Dylan, dizendo-lhe a sua casa está do outro lado da estrada do hospital). Ela descobre um Freddy gigante pendurada Dylan do tráfego acima. Ela chega em casa e encontra Dylan, mas Freddy começa a manipular o mundo, fazendo com que ela se torne Nancy. Forçando Heather de aceitar o papel que ele quer que ela peça, Freddy se levanta da cama de Dylan e está totalmente no mundo real. Heather é executado no interior e no quarto de Dylan é só para encontrá-lo embora, e os dinossauros de brinquedo Dylan acreditava que estava protegendo-o totalmente eviscerada por Freddy. Heather toma pílulas para dormir para participar em um sonho, confronto final com Freddy para salvar um Dylan já capturado. Ela ocorre em um, com vapor e água quente registrado dreamscape ruína, aparentemente de origem relvado Freddy. Dylan encontra Heather, só para eles, tanto para ser atacado por Freddy, Heather é nocauteado, Dylan é deixada no desamparo. Freddy Dylan atrai para uma armadilha e tenta atacá-lo vigorosamente, Heather descobre a batalha e luta com Freddy, mas Freddy faz a sua língua estender e envolver em torno de seu rosto. Dylan sai da armadilha para salvar Heather, tendo uma faca de cozinha grande que ela trouxe com ela, apunhalando a língua de Freddy e torná-lo ir de volta ao seu tamanho anterior. Os dois conseguem matar Freddy, prendê-lo em uma fornalha acesa em cima pegando fogo, (em Hansel e Gretel- final) o seu verdadeiro rosto é mostrado no meio de uma explosão de fogo, o tempo todo Dylan & Heather fugir, escapar de volta para realidade, onde se encontra o script do filme de Craven tem vindo a trabalhar, esperando por eles. Dylan pergunta à sua mãe a ler, o que ela faz: "aberta em um velho banco. madeira Nós Há fogo e ferramentas, e do homem sujo edifício mãos de um que está logo revelou como um conjunto brilhante de garras despertar. E as garras estão movendo-se agora como se a partir de um longo sono e indesejados ...."

Elenco

  • Heather Langenkamp como A Própria
  • Robert Englund como Freddy Krueger / O Próprio
  • Miko Hughes como Dylan Porter
  • Wes Craven como O Próprio

 

Curiosidades

 

  • Ao ser convidado pela New Line para dirigir o sétimo episódio de "A Hora do Pesadelo", Wes Craven assistiu todos os seis filmes da série antes de elaborar um roteiro. Foi quando resolveu abandonar a idéia de uma continuação das histórias já existentes e fazer um novo roteiro misturando vida real e ficção, como ele queria fazer, anos antes, na terceira continuação.
  • Jessica Craven, filha do diretor Wes, interpretou uma das enfermeiras na cena do hospital.
  • Outra enfermeira é interpretada por Lin Shaye, esposa do produtor Robert Shaye, e apareceu também no filme original como uma professora.
  • O filho de Heather Langenkamp no filme, Dylan, é interpretado por Miko Hughes, que interpretou o menino Gage em "O Cemitério Maldito".
  • A idéia da luva com visual futurista mostrada no filme foi tirada do desenho do cartaz do primeiro filme da série, que mostrou as garras de Freddy com um visual mais tecnológico.
  • Os créditos finais anunciam "Freddy Krueger as Himself" (Freddy Krueger interpretando ele mesmo).
  • No final dos créditos aparece a seguinte mensagem: "Algumas partes deste filme são inspiradas em fatos reais. Outras partes podem ser atribuídas à imaginação fértil de um garoto de cinco anos de idade. Os nomes de alguns personagens retratados foram mudados para proteger os inocentes. Alguns incidentes mostrados foram dramatizados. Com exceção daqueles indivíduos corajosos que interpretaram a si próprios, qualquer semelhança com nomes, personagens ou com a história de qualquer pessoa, viva ou morta, é apenas coincidência."
  • Na cena do hospital, alguém pede o passe a Heather e ela responde: "Foda-se o passe!". Mesma frase dita pela sua personagem, Nancy, no filme original, quando saía da sala de aula durante um pesadelo.
  • Wes Craven tinha a idéia de chamar Johnny Depp para participar do filme como ele mesmo, brincando com a idéia do ator ter alcançado fama em Hollywood depois de estrear no cinema fazendo o primeiro "A Hora do Pesadelo". Como o ator já tinha feito uma participação especial na parte 6, Craven achou melhor não convidá-lo. Quando o filme estreou, Depp ficou sabendo da idéia e comentou com o diretor que adoraria ter participado da produção.

     

    Freddy vs Jason

     

    Freddy vs. Jason (pt: Freddy Contra Jason) é um filme slasher americano lançado em 2003, que traz dois dos maiores ícones do cinema de horror da década de 1980. É dirigido por Ronny Yu, e foi descrito como a décima-primeira seqüência da franquia Sexta-Feira 13 e a oitava de A Hora do Pesadelo.

    Sinopse

    Freddy está enfraquecido, pois as pessoas se esqueceram dele, já que ele se alimenta do medo das crianças. Ele percebe então que precisa de um instrumento, um monstro que possa usar para instigar o medo. Freddy ressuscita Jason enganando-o através de sonhos para que saia de Crystal Lake e vá até Elm Street. A matança que promove é atribuída a Freddy, pois ele é o monstro local. Com seus poderes renovados, ele volta a matar, mas fica totalmente furioso quando Jason passa a matar quase todas as suas vitimas que faz com que Freddy enfrente-o num duelo cheio de sangue e terror.

    Elenco

    • Ken Kirzinger - Jason Voorhees
    • Robert Englund - Freddy Krueger
    • Monica Keena - Lori Campbell
    • Jason Ritter - Will Rollins
    • Kelly Rowland - Kia Waterson
    • Katharine Isabelle - Gibb

     

A Hora do Pesadelo - Bem-Vindo ao seu Novo Pesadelo

 

A Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo no Brasil; Pesadelo em Elm Street, em Portugal) é uma franquia do filme de terror estadunidense de mesmo nome, escrito por Wesley Strick e Eric Heisserer, com os personagens originais de Wes Craven. O remake é dirigido pelo estreante Samuel Bayer e produzido por Michael Bay, Andrew Form e Brad Fuller. O filme estrela Jackie Earle Haley como Freddy Krueger. O Filme saiu com o seguinte lema: Welcome to your new nightmare no Brasil Bem-vindo ao seu novo pesadelo.

Elenco

  • Rooney Mara como Nancy Thompson
  • Jackie Earle Haley como Freddy Krueger
  • Katie Cassidy como Kris
  • Kyle Gallner como Quentin
  • Thomas Dekker (ator) como Jesse
  • Clancy Brown como Alan
  • Kellan Lutz como Dean
  • Connie Britton como Marge Thompson
  • Lia D. Mortensen como Nora Fowles
  • Judith Hoag como Residente
  • Anna Hagopian como Mãe de Jesse
  • Shirin Caiola como Paciente (uncredited)
  • Andrew Fiscella como Acor
  • Carissa Casula como Funeral Attendee

 

Curiosidades

 

  • A ideia inicial era que este filme fosse um prelúdio de A Hora do Pesadelo (1984);
  • O diretor Samuel Bayler tem uma carreira de diversos videoclips premiados, como "Smell Like Teen Spirit" e "Boulevard of Broken Dreams", das bandas Nirvana e Green Day, respectivamente;
  • Amanda Crew fez teste para a personagem Nancy Thompson que acabou sendo assumido por Rooney Mara;
  • Billy Bob Thornton esteve cotado para interpretar Freddy Krueger, mas o personagem ficou com Jackie Earle Haley;
  • O ator Kyle Gallner (Evocando Espíritos) foi o primeiro integrante do elenco a ser contratado;
  • É o 9º filme com o personagem Freddy Krueger. Os demais são A Hora do Pesadelo (1984), A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989), A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (1991), O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger (1994) e Freddy x Jason (2003);
  • É o 1º filme da série em que não é Robert Englund quem interpreta Freddy Krueger;
  • Jackie Earle Haley, intérprete de Freddy Krueger, fez teste para o personagem Glen no filme original da série;
  • As filmagens ocorreram entre 5 de maio e 10 de julho de 2009.

 

Fonte Wikipedia

 

 Freddy Krueger, a pior assombração dos pesadelos dos jovens.

Robert Englund em abraço irreverente à fantasia do personagem que o tornou famoso.

 

 A bela Heather Lamgenkamp posando para foto com seu algoz Freddy Krueger.

 

Freddy Krueger fazendo "pose" para foto.

A bela face do demônio dos sonhos.

Seria o Freddy ao estilo Chucky?

 

Uma das fantasias mais usadas no Halloween.

 

Miniaturas de Freddy Krueger são comuns em lojas para colecionadores.

Desenho feito por um dos milhares de fãns.

O cartaz fantástico do episódio piloto.

Johnny Depp contracenou neste filme que foi um dos primeiros da carreira dele.

A terrível manopla de Freddy.

Desenho feito por admirador da Hora do Pesadelo.

Estatueta do maníaco.

 

Cartaz da primeira continuação da franquia.

 

A bela Patricia Arquette.

Laurence Fishburne participou do terceiro filme.

Muitos bonecos foram criados seguindo a onda do repuxadinho.

Poster do terceiro filme.

 

          

 

 

 

 

Cartaz do quarto filme da franquia.

 

Poster do filme cinco.

 

Poster de Pesadelo Final - A Morte de Freddy.

A febre Nightmare on Elm Street levou Freddy Krueger as histórias em quadrinhos.

 

A bela Lisa Zane, irmã de Billy Zane e Tom Arnold estrelaram Pesadelo Final.

A coleção completa da franquia está disponível para venda em um pack.

 

Wes Craven, criador do "torradinho".

 

Cartaz do Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger.

 

Amanda Krueger, a malfadada mãe de Freddy.

No novo visual de Freddy para O Retorno de Freddy Krueger, o personagem ganhou um sobretudo.

 

 

 

 

Humor gerado em torno do crossover entre Freddy e Jason.

 

O encontro entre os dois personagens virou tema até mesmo de charges animadas.

 

 

Segundo a crítica, o novo queimadinho, interpretado por Jackie Earle Haley não amedronta tanto quanto quanto o de Robert Englund.

E eis o novo intérprete de Freddy Krueger, Jackie Earle Haley.