A Coisa

A Coisa é um filme de terror e ficção científica dirigido por Matthijs van Heijningen Jr. e escrito por Eric Heisserer baseado na novela Quem vem lá? por John W. Campbell. É um prelúdio para o filme de 1982 de mesmo nome de John Carpenter, o enredo ocorrendo imediatamente antes dos eventos desse filme. O filme é estrelado por Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen, Adewale Akinnuoye-Agbaje, e Eric Christian Olsen, que fazem parte de uma equipe de cientistas noruegueses e norte-americanos que descobrem um alienígena enterrado no gelo da Antártica, percebendo tarde demais que ele ainda está vivo, o extra-terrestre passa a consumir e replicar os membros da equipe.

Em 1982, um disco voador é descoberto sob o gelo da Antártica por uma equipe de investigação norueguesa: Edvard (Trond Espen Seim), Jonas (Kristofer Hivju), Olav (Jan Gunnar Roise), Karl (Carsten Bjørnlund), Juliette (Kim Bubbs), Lars (Jørgen Langhelle), Henrik (Jo Adrian Haavind), Colin (Jonathan Lloyd Walker), e Peder (Stig Henrik Hoff). A paleontóloga Kate Lloyd (Mary Elizabeth Winstead) é recrutada pelo Dr. Sander Halvorson (Ulrich Thomsen) e seu assistente Adam Finch (Eric Christian Olsen) para investigar a descoberta da equipe. Depois de ver a nave espacial, Kate, Sander, e Adam são informados de que o grupo também descobriu um sobrevivente do disco acidentado enterrado no gelo.

O extra-terrestre é transportado para a base norueguesa em um bloco de gelo. Sander ordena que se retire uma amostra de tecido da criatura contrariando os avisos de Kate. Naquela noite, enquanto a equipe comemora o seu achado, Derek (Adewale Akinnuoye-Agbaje) observa o alienígena dentro do gelo quando este escapa de dentro do bloco, fugindo para fora da base. Imediatamente todo o grupo começa a procurar pela criatura e descobre que o alienígena matou o cão de Lars. Olav e Henrik são os primeiros a encontrar o extra-terrestre, que acaba matando Henrik. Neste momento o restante do grupo chega e consegue deter a criatura com um lança-chamas. Uma autópsia do cadáver queimado do alienígena revela que suas células ainda estão vivas e estão consumindo e imitando Henrik.

Derek, os pilotos companheiros Carter (Joel Edgerton) e Griggs (Paul Braunstein), e Olav se preparam para deixar a base de helicóptero para procurar ajuda. Na base, Kate descobre dentes perto de um chuveiro ensopado de sangue. Kate corre para fora e acena para que o helicóptero volte pouse, mas, quando o piloto tenta descer, Griggs se transforma no alienígena e ataca a tripulação, fazendo com que o veículo caia ao tentar um pouso de emergência nas montanhas. Quando Kate retorna para o chuveiro, percebe que todo o sangue foi removido.

Carter e Derek retornam à base, mas a equipe se recusa a acreditar que eles poderiam ter sobrevivido ao acidente. Kate convence os outros que Carter e Derek devem ser isolados até que um teste pode ser preparado para checar se eles ainda são humanos. Adam Sander consegue desenvolver um teste, mas o seu laboratório é destruído em um aparente ato de sabotagem, quando os dois homens momentaneamente saem. Kate propõe um outro método de eliminação de alguns membros da equipe que podem estar sob domínio alienígena: Acreditando que não pode imitar material inorgânico, ela inspeciona a equipe e escolhe aqueles sem obturações de metal: Sander, Edvard, Adam, e Colin. A partir daí o clima esquenta.

O Enigma do outro Mundo

The Thing (no Brasil, O Enigma de Outro Mundo e em Portugal, Veio do Outro Mundo) é um filme estadunidense de 1982 dos gêneros ficção científica e horror, dirigido por John Carpenter e com efeitos especiais de Rob Bottin. A música é de Ennio Morricone e do próprio diretor (não creditado). O roteiro é de Bill Lancaster, ostensivamente inspirado no filme de 1951 The Thing from Another World. As locações foram na Colúmbia Britânica. O filme foi o quarto trabalho de Carpenter com o fotógrafo Dean Cundey e o terceiro com o ator Kurt Russell.

O filme foi considerado um fracasso de bilheteira de Carpenter na época do lançamento, inclusive porque o diretor vinha de seguidos sucessos comeciais, como Halloween de 1978. Mas com o advento do home vídeo, CD e TV a Cabo, a produção foi revalorizada e tornou-se "cult". Em 2002 foi lançado o video game baseado no filme.

John Carpenter considera The Thing como o primeiro da sua "Trilogia do Apocalipse". Os outros seriam Prince of Darkness (1987) e In the Mouth of Madness (1995).

Elenco

Kurt Russell ... R. J. MacReady, piloto de helicóptero
A. Wilford Brimley ... Dr. Blair, biólogo
Keith David ... Childs, mecânico
T. K. Carter ... Nauls, o cozinheiro
David Clennon ... Palmer, piloto e mecânico reserva
Richard Dysart ... Dr. Copper, médico
Charles Hallahan ... Vance Norris, geofísico
Peter Maloney ... George Bennings, meteorologista
Richard Masur ... Clark, veterinário
Donald Moffat ... Garry, o comandante
Joel Polis ... Fuchs, biólogo
Thomas G. Waites ... Windows, o operador de rádio

Sinopse

No primeiro dia de inverno na Antártida, a equipe de uma estação polar científica americana é surpreendida pela invasão do campo por um homem estrangeiro (que depois descobririam tratar-se de um membro da estação norueguesa) armado de um rifle, que persegue histericamente um cão Malamute (raça usada para arrastar os trenós pelas estepes geladas do Alasca). Ao tentar acertar o cão, o invasor atinge a perna de Bennings, um dos americanos, o que leva o comandante da base Garry a reagir e matá-lo com um tiro de pistola.

Tentando descobrir o que aconteceu, o piloto de helicópteros R. J. MacReady e o médico da equipe, o Dr. Copper, vão até o campo norueguês. Ao chegarem lá, não encontram sobreviventes. Apenas a carcaça fumegante do que parece ser um humano, embora todo deformado. Eles carregam isso consigo, bem como vídeos e relatórios, em busca de explicação para o que teria acontecido. A autópsia confirma que os órgãos internos da carcaça são mesmo humanos, mas o Dr. Blair ainda não está convencido. Enquanto esses acontecimentos ocorrem, o animal que fora perseguido passeia tranquilamente pela estação, e só à noite o veterinário Clark recebe ordens de levá-lo ao canil, junto com os outros cães.

Logo depois, Clark houve os urros e ganidos desesperados dos animais e corre para o canil, a tempo de ver uma horrível criatura atacando e "assimilando" os cães, ou seja, se transformando e ganhando a mesma aparência das vítimas. MacReady chega com o resto da equipe ao canil, e imediatamente ordena a Childs que incinere a criatura com um lança-chamas.

Ao examinar os restos da criatura, Blair descobre que o cão novato era na verdade um alienígena com a capacidade de absorver e imitar com perfeição outras formas de vida. Horrorizado com as implicações disso, ele imediatamente parte para destruir o helicóptero e o equipamento, buscando isolar a equipe na Antártida, tentando evitar que o alienígena continue a contaminar outros seres humanos e por fim destrua a humanidade.

Mais tarde, os homens descobrem que um dos membros da equipe já fora contaminado e estava em processo de assimilação, quando é incinerado pelos outros. Assim, a par das descobertas de Blair (que fica prisioneiro) e do que fora presenciado, os sobreviventes da equipe percebem que o alienígena teve tempo e pode ter contaminado e assimilado outros homens da equipe. E uns passam a desconfiar dos outros, até que MacReady, de arma em punho, toma a frente da situação e cria um teste sanguíneo para descobrir se mais alguém foi assimilado pelo alienígena.

 

Créditos para Wikipedia.

Cartaz do filme.

A bela Mary Elizabeth Winstead conseguiu o papel principal.

Joel Edgerton fez papel de piloto de helicóptero e quase se tornou herói.

É claro que a franquia gerou histórias em quadrinhos.

E como não poderia deixar de ser estimulou fabricantes de games.

Mary Elizabeth Winstead sendo dirigida por  Matthijs van Heijningen Jr.

Adewale Akinnuoye-Agbaje foi o co-piloto.

Poster de O Enigma do outro Mundo.

Kurt Russel assumiu o papel central.

Keith David sobreviveu na marra.

O cultuado John Carpenter dirigiu este filme.